O Pineto localiza-se na freguesia de Vale de Telhas no local conhecido por cabeço, a Noroeste do lugar de Vale de Telhas, numa pequena elevação sobranceira ao Rio Rabaçal e no rebordo Ocidental do planalto de Reboredo.
As condições de defesa são fracas, com excepção dos grandes monólitos de granito que se situam a Norte e a Noroeste do referido povoado. Em termos estratégicos apresenta um posicionamento privilegiado, na medida que domina um grande trecho do rio Rabaçal e parte da Via Romana XVII, da qual distava cerca de quinhentos metros.
Considerado por muitos estudiosos como a Mansio do Pinetum que aparece referenciada no Itinerário Antonino. Possivelmente a sua primeira ocupação remonta à Idade do Ferro e indiscutivelmente durante o período romano, desde o Alto Império até ao Baixo-império como atesta a cerâmica encontrada, da qual se destaca a cerâmica Sudgálica (40 /60 d.C.).
Argote (1738: 140) menciona a cidade do pinetum. No início do século XX, Leite de Vasconcellos identificou a presença de uma ara votiva dedicada a Júpiter.