A Igreja de São Mamede localiza-se na freguesia de Torre de Dona Chama e na povoação de Guide, a Este do burgo primitivo. Trata-se de uma construção do século XVIII, de estilo barroco, com valor significativo do ponto de vista tipológico, estilístico e histórico, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica e decorativa se evidenciam.
É uma igreja de modestas proporções, própria dos contextos rurais transmontanos, de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, com cunhais de cantaria encimados por pináculos. A fachada principal é de pano único, rasgado axialmente por portal de lintel recto, moldurado, a que se sobrepõe frontão interrompido de aletas. A empena é triangular, truncada a eixo por campanário de dupla sineira de arco de volta perfeita.
O interior possui alguns interessantes elementos devocionais, concretamente quatro altares laterais, de talha polícromada e que se unem ao arco triunfal, formando composição estrutural harmónica e simétrica. O acesso à capela-mor é em arco de volta perfeita e nela se exibe o retábulo-mor, de talha dourada seccionada por colunas salomónicas características do período áureo do Barroco.
Sem obras assinaláveis ao longo dos tempos, o templo foi objecto de reformas pontuais na segunda metade do século XX, em concreto uma consolidação do retábulo-mor (1972) e obras de reforço estrutural (1986-88).
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público no ano de 1977.