O Berrão localiza-se na freguesia da Torre de Dona Chama, concretamente no Largo da Berroa, na zona antiga da Vila de Torre Dona Chama, espaço aplanado, junto ao Pelourinho, com objectivo de embelezar o espaço.
Cronologicamente remonta à Idade do Ferro. Primeira referência documental surge-nos pelo Padre António Carvalho da Costa (1706: 412) no século XVIII que indica «Nesta Villa se vé tambem huma pedra do feitio de hum Urso, cuja significação já referimos na Villa de Murça.». J. Castro Lopo (1885, I (9), 235) no século XIX menciona «É no largo do Pelourinho que se encontra a berrôa. (...) A berrôa do largo do Pelourinho da Torre de D. Chama é, como a porca de Murça, formada de uma só pedra de granito. (…)».
Jorge de Alarcão (1986: 65) sugere que estas esculturas podem relacionar-se com práticas funerárias. Imóvel, conhecida também por porca, representa uma escultura zoomórfica esculpida sobre suporte de granito sendo perceptíveis as patas anteriores como as posteriores estão bem marcadas - assente numa peanha que actualmente se encontra enterrada -, o focinho - com a presença dos olhos, dos buracos auditivos e da boca - separado do tronco por um sulco que marca o pescoço.