A Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel, de Mirandela, foi inaugurada a 2 de Agosto de 1980, tendo então ocupado uma área de 600 m2.
Em 1987, o município de Mirandela efetuou uma candidatura ao IPLL no âmbito do Projeto da Rede Nacional de Leitura Pública, facto que possibilitou a execução de obras de ampliação e remodelação, tendo sido em 1991, inaugurado um novo espaço definido por BM2, com uma área aproximada de 1500 m2.
A Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel situa-se no Centro Cultural Municipal de Mirandela onde podemos encontrar ainda o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Auditório Municipal, a Escola Profissional de Música e o Pólo Universitário do Instituto Politécnico de Bragança.
Conhecido pelo “Velho capitão” e “Capitão sem medo”, o General João Maria Sarmento Pimentel nasceu na aldeia de Eixos, concelho de Mirandela a 1888 sendo o patrono da Biblioteca Municipal de Mirandela à qual legou em 1980 a valiosa biblioteca particular, constituída por cerca de 5000 livros, alguns deles importantes raridades bibliográficas.
Atualmente o espaço nesta Biblioteca está distribuído pela: Secção de Adultos, com uma sala de estudo que contém o Fundo Sarmento Pimentel, uma sala de estudo com obras de empréstimo domiciliário e três terminais de acesso à Internet (gratuito) e uma sala menor com o Fundo Transmontano Duriense; a Secção Infantil-Juvenil: a Secção de Audiovisuais.
Os fundos bibliográficos integram coleções de livros de algumas bibliotecas particulares, nomeadamente aquela que esteve na origem da criação desta Biblioteca, oferecida pelo seu patrono, o General João Maria Sarmento Pimentel, num total de 5 000 livros.
Contudo, um importante fundo bibliográfico com mais de 3 000 livros, versando temas, assuntos e estudos sobre a região transmontana, constitui o Fundo Bibliográfico Transmontano-Duriense – Nuno Canavez. Este ilustre bibliófilo e livreiro, natural de Mirandela e proprietário da Livraria Académica (Porto) continua a aumentar gradualmente este fundo, graças às suas contínuas ofertas.
Esta Biblioteca possui um fundo bibliográfico geral de cerca de 32 819 obras.
Em Fevereiro de 1997 entrou em funcionamento a Biblioteca Itinerante, que visita regularmente 38 localidades do concelho de Mirandela.