Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Odisseia Nacional - Teatro D. Maria II

As minhas visitas
tdmii_odisseianacional_norte_mirandela_a3_af
Datas
20 a 25 Mar '23

De 20 a 25 de março, o projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II tem paragem na cidade de Mirandela com eventos de pensamento e formação, projetos de participação e a peça de teatro “Nau Nau Maria”.

A Odisseia Nacional é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II que, durante o ano de 2023, se propõe a desenvolver centenas de propostas artísticas em mais de 90 concelhos de Portugal continental e ilhas, democratizando a oferta teatral, fomentando a criação artística local, e a relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas.

Assente na partilha e colaboração entre o Município de Mirandela, com o Teatro Nacional D. Maria II (TDMIII) e a Fundação Calouste Gulbenkian, a Odisseia Nacional tem como objetivo pensar o território através da arte teatral, convocando a comunidade, estruturas artísticas e instituições locais. Esta iniciativa colaborativa inclui a apresentação de peças teatrais, a dinamização de projetos intergeracionais e inclusivos, de fomento à criação e formação artística local.

Explorando diferentes tipos de formatos – peças de teatro de pequeno porte para espaços públicos, a ocupação de uma emissão radiofónica, um filme documental e ainda um estudo sociológico – estas ações farão parte da apresentação do espetáculo “Terminal (O Estado do Mundo)”, resultante de um extenso processo de pesquisa, que será apresentado ao público em 2024.

📅 Programa ODISSEIA NACIONAL - MIRANDELA

🎙 Ocupa a Rádio

A OCUPA A RÁDIO faz parte do caminho de pesquisa sobre como a crise climática afeta a compreensão do mundo, dependendo do contexto geopolítico, socioeconómico, cultural e demográfico, na preparação do próximo espetáculo da companhia de teatro Formiga Atómica, Terminal (O Estado do Mundo). A Ambientalista Imperfeita, Joana Guerra Tadeu, “invade” a ondas hertzianas 105.2 e 105.5 da Rádio Terra Quente FM na manhã de 21 de março, entre as 09 e as 11 horas.

🍀 A ambientalista vai à escola

Na sequência da presença de Joana Guerra Tadeu em Mirandela, Ambientalista Imprerfeita encontra-se com os alunos para uma conversa sobre temas atuais, relacionados com a sustentabilidade, as alterações climáticas, os hábitos e as escolhas individuais destes jovens.

A ativista ambiental dirige-se ao público escolar durante a tarde de 21 de março, pelas 14:40, na Escola Secundária de Mirandela.

🎭 Teatro Fora de Formato

Sem hora e locais anunciados, o Teatro Fora de Formato apresentar-se-á em espaços públicos e não convencionais da cidade de Mirandela a 23 de março. Estes espetáculos resultam de um trabalho de investigação sobre as relações entre a crise climática e o modelo de sociedade em que vivemos, para refletir sobre problemáticas complexas: do consumo à mobilidade, da pecuária à agricultura intensiva, do decrescimento ao capitalismo.

🎬 Regresso ao futuro

Regresso ao Futuro é um mini-documentário, filmado ao longo da semana na cidade de Mirandela, com duas pessoas que habitam o território.

Os dois participantes, Eduardo Botelho e Pedro Beato evocarão, pelas suas palavras, uma paisagem que já não existe, fazendo-o exatamente no local que sofreu essa transformação.

Este mini-documentário será apresentado publicamente a toda a população no final da presença da Formiga Atómica na tarde de sábado, pelas 15 horas, no Centro Cultural de Mirandela.

🎭 Teatro Nau Nau Maria

A estada em Mirandela da Odisseia Nacional do TDMII encerra-se com a peça de teatro Nau Nau Maria numa recontagem trágico-marítima sobre a era áurea dos Descobrimentos Portugueses pretendendo desmistificar os mitos e lendas por de trás da história.

A 25 de março, pelas 21:30 horas, o palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela (CCM) recebe esta peça teatral de Alice Azevedo. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, com a oferta de uma entrada na compra de três ingressos e estão disponíveis para venda na plataforma online Ticketline e no CCM.

GPS
Coordenadas
Latitude
41.4853545
Longitude
-7.180871100000001
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
988 visualizações

Próximos

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela 

Telefone: 278 20 31 43

Aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 16h00

logótipos EU
logótipo wiremaze