Passar para o Conteúdo Principal
Mirandela Turismo

Festival Gastronómico do Rancho de Mirandela

As minhas visitas
festival_rancho_2023_web
Datas
11 Fev '23

A 11 de fevereiro, Mirandela volta a juntar os apreciadores deste prato típico da região transmontana num festival que reunirá, no Mercado Municipal, cerca de 30 restaurantes do concelho para confecionar o popular Rancho de Mirandela.
A 6.ª edição do Festival Gastronómico do Rancho de Mirandela regressa ao formato presencial, após dois anos em regime de take-away, devido à pandemia.
Tipicamente português e originário da região de Trás-os-Montes, o Rancho tem por base diversos ingredientes entre os quais as carnes de porco e de vitela, chouriço, a massa, grão-de-bico e batata.

Em Mirandela, este prato de inverno ganhou expressão nas ementas da restauração mirandelense em dias de feira por ser uma refeição reconfortante e de fácil empratamento em períodos de maior afluência de clientes. Este pitéu que se come à colher e acompanhado com pão tradicional e vinho da região, ganha destaque num evento repleto de animação e de boa gastronomia típica.

Organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Comercial e Industrial local, o Festival Gastronómico do Rancho de Mirandela tem juntado, ao longo de quatro edições presenciais, milhares de apreciadores deste prato típico transmontano. A dinâmica crescente deste certame tem atraído público de vários pontos do país e também da vizinha Espanha.

A pré-venda do kit exclusivo da edição de 2023, com um custo de 7 euros, que permite a degustação desta iguaria em todos os restaurantes aderentes, estará disponível a partir de 02 de fevereiro no Mercado Municipal (loja ACIM), no Centro Cultural de Mirandela, na ECOTECA de Mirandela e no Museu da Oliveira e do Azeite.
No âmbito do Dia internacional do Doente, assinalado também a 11 de fevereiro, a autarquia mirandelense lançou o desafio a dois restaurantes aderentes para a apresentação de uma proposta gastronómica mais indicada para pessoas com necessidades de uma alimentação cuidada, onde o Rancho será confecionado com reduzido teor de gordura e de sal.

Assente numa dinâmica de promoção dos produtos locais e do comércio tradicional, o Mercado Municipal de Mirandela será o palco de um dos mais aguardados festivais gastronómicos do norte de Portugal.

GPS
Coordenadas
Latitude
41.48725059780157
Longitude
-7.180638313293457
Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas
Total de Visitas
0 visitas
Total de Visualizações
1248 visualizações

Próximos

Posto de Turismo de Mirandela Rua D. Afonso III 5370-408 Mirandela 

Telefone: 278 20 31 43

Aberto de segunda-feira a domingo, das 10h00 às 16h00

logótipos EU
logótipo wiremaze