Serra de Santa Comba

SerraSta_comba
É uma elevação de 1013 metros de altitude que se localiza nos concelhos de Mirandela e Valpaços. Dentro dos limites do concelho de Mirandela, a serra tem cerca de 3000 hectares e o local mais elevado tem 946 metros de altitude e localiza-se no Alto do Soalheiro (ficha n.º I9999), junto a um cruzeiro. A serra é constituída pela formação de quartzitos superiores: quartzitos xistóides e quartzofilitos, da Era Paleozóica, Período Silúrico.

Quanto à flora, podem encontrar-se carvalhos (Quercus), sobreiros (Quercus suber), pinheiro bravo (Pinus Pinaster), mimosas (Acacia dealbata), estevas (Cistus ladaniferos), urzes (Erica arborea), carquejas (Baccharis trimera), sargaços (Cistus salvifolus), giestas (Cytisus striatus), entre outros. O perímetro florestal desta Serra é constituído por uma mancha de Pinheiro Bravo (Pinus pinaster) com uma área de cerca de 3110 hectares. Quanto à fauna, podem ser encontrados coelhos bravos (Oryctolagus cuniculus), lebres (Lepus capensis), perdizes (Alectoris rufa), tordos (Turdus pilaris), javalis (Sus scrofa), corços (Corvus corax), raposas (Vulpes vulpes), ratos (Mus musculus), ratazanas (Rattus rattus), codornizes (Conturnix conturnix), falcões (Falco peregrinos), corujas (Strix aluco), mochos (Athene noctua), lagartixas (Psammodromus algirus), lagartos (Lacerda lépida).

A Serra de Santa Comba é muito procurada para a prática de atividades relacionadas com o turismo e o lazer, como por exemplo, realização de provas de parapente, asa delta, escalada, passeios de BTT e passeios pedestres. São, ainda praticadas atividades relacionadas com a investigação arqueológica, geográfica e botânica. Quanto às atividades económicas, podem referir-se a prática de pastoreio e de apicultura.

Pontuação
Ainda não tem opiniões registadas